ONG GRAD Brasil auxilia APAPI no resgate e cuidado de animais em meio aos alagamentos em Picos

19 / 01 / 2025 - 12h45

A cidade de Picos, no Piauí, enfrenta as graves consequências dos alagamentos ocorridos em 14 de janeiro, que deixaram mais de 450 famílias desabrigadas e sem praticamente nada dentro de casa. Além das pessoas, os animais de estimação também sofreram com os impactos desse desastre, e muitas famílias, mesmo em meio à adversidade, não abriram mão de cuidar de seus companheiros de patas.

Em meio a essa situação, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres - GRAD Brasil, com sede em Conselheiro Lafaiete (MG), chegou a Picos para somar esforços junto à APAPI (Amigos Protetores dos Animais de Picos), para socorrer animais que foram afetados pelas enchentes recentes.

O GRAD é um grupo de voluntários composto por mais de 80 membros, de diferentes áreas de atuação e estados Brasileiros, com objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações. Possuem como experiência mais recentes a ajuda nas catástrofes das enchentes no Rio Grade do Sul e a grande seca do Pantanal.

A equipe que está em Picos é composta por Carla Sarsi (veterinária), Gustavo (biólogo) e Bel (bombeira), tem atuado intensivamente no resgate e nos cuidados emergenciais dos animais afetados pelas enchentes.

Segundo Carla Sarsi, o trabalho do GRAD envolve a aplicação de protocolos sanitários essenciais para evitar a disseminação de doenças:
"Estamos realizando a vacinação para combate a várias doenças, entre elas a leptospirose, além de vermifugação e desparasitação externa para controle de pulgas e carrapatos. Essas medidas são fundamentais para garantir o equilíbrio e a saúde dos animais e das pessoas nesse pós-desastre."

A presidente da APAPI, Sanya Elayne, destacou a importância do apoio da GRADE em um momento tão delicado para a cidade:
"Essa ONG, que já auxiliou causas animais em várias partes do Brasil, traz uma contribuição essencial para Picos. Muitos animais foram expostos às águas contaminadas das enxurradas e precisam de cuidados emergenciais. Muitas famílias perderam tudo, mas não abriram mão de seus filhos de patas. Essa ajuda tão importante nesse trabalho de vacinação, resgate e cuidados nos deixa imensamente felizes, porque estamos correndo contra o tempo para atender a todos."

Sanya também enfatizou a necessidade de mobilização para suprir a falta de recursos específicos para os animais:  
"As famílias estão recebendo cestas básicas de várias entidades, mas nelas a ração não está inclusa. Por isso, nossa campanha para arrecadação de alimentos para os animais tem se intensificado. Acreditamos que todas as vidas importam."

A chegada d GRAD a Picos reforça a solidariedade nacional e o compromisso com o bem-estar animal em momentos de crise. Para apoiar as iniciativas da APAPI e ajudar animais e famílias afetadas, a associação mantém canais abertos para doações e voluntariado.

Como ajudar a APAPI

As doações de rações podem ser feitas na Escola Normal, nos Pets: Quinta das Patinhas (Av. Nossa Senhora de Fátima, perto da ACIMPI), Animais e Cia (no estacionamento do Carvalho), ou na Arca de Noé (próximo à Prefeitura), ou por meio das redes sociais da APAPI, chamando no direct, onde também são disponibilizadas informações sobre as campanhas em andamento.

Para Sanya Elayne, a união de todos nesse momento é essencial para que se possa fazer a diferença e ajudar humanos e animais: “Seremos eternamente gratos à GRAD, à Carla, ao Gustavo e à Bel, por terem compreendido a gravidade da situação em nossa cidade e terem vindo nos auxiliar a socorrer os animais em risco. Juntos, é possível minimizar os danos e promover a recuperação de vidas humanas e animais na cidade de Picos, agindo com organização e determinação, porque o nosso foco é preservar vidas e reconstruir um espaço seguro e humanizado para que todos possam coexistir de forma harmônica e saudável. Em meio a tanta dor, nossos corações se enchem de esperança”, disse Sanya emocionada.

A ação conjunta já passou pelos bairros Emaús, Junco, Quilombo e Ipueiras, e o trabalho vai continuar mesmo após a partida da ONG GRAD Brasil, na noite deste domingo, quando os integrantes retornam a Belo Horizonte. A APAPI realiza um trabalho de proteção animal em Picos desde o ano de 2015. 

Confira imagens das ações: 

Imagens: Da APAPI 

CONTATO

PICOS - PI

89 98128 9137

psi.fatimamiranda@gmail.com

REDES SOCIAIS
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. F. S. MIRANDAPUBLICIDADE E CONSULTORIA ME, CNPJ 21.313.844/0001-62 , PICOS - PI

Design by HTML Codex