Projeto de Extensão Laboratório Maria da Penha é lançado oficialmente

05 / 08 / 2023 - 10h24

Na última terça-feira, 05, aconteceu no Auditório da Faculdade R.Sá o lançamento oficial do Projeto de Extensão Laboratório Maria da Penha, uma iniciativa da Faculdade R.Sá em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí, através do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID). O desenvolvimento do projeto de extensão conta com atividades em forma de grupo de estudos com os alunos participantes do projeto, tendo por objetivo que ao final das atividades, os mesmos se tornem multiplicadores da Lei Maria da Penha. A solenidade contou com a participação de alunos e professores da instituição envolvidos diretamente no projeto.

Considerando a necessidade de estabelecer mecanismos de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher nos municípios do interior do Estado, o projeto Laboratório Maria da Penha tem como objetivo capacitar discentes dos cursos de Serviço Social, Direito e Jornalismo do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, proporcionando-lhes informações, experiências, divulgações dos trabalhos do NUPEVID e ações práticas na aplicação da Lei no 11.340/2006.

Para o Promotor de Justiça do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do Ministério Público Estadual, Francisco de Jesus Lima, para que a  Lei Maria da Penha seja efetivada em sua plena eficácia é necessário envolver a sociedade e principalmente  a classe estudantil.  “Nós vamos sair do dia adia dos fóruns, das promotorias e das delegacias e vamos levar até a sociedade o que é a Lei Maria da Penha, o que precisamos fazer para aplicar. É preciso o poder público desenvolver políticas públicas que amparem essa mulher que sofre violência. É preciso que nós tenhamos um serviço  essencial para saber quais são as causas sociais que levaram a essa violência. É preciso reeducar esse agressor. É preciso acima de tudo formar multiplicadores e os estudantes são os futuros operadores;  eles vão ajudar o Ministério Público e a Justiça brasileira a dizer que a mulher é cidadã e que a Lei Maria da Penha veio para resgatar essa cidadania”, destacou.

 

O promotor elogiou ainda o interesse dos estudantes da Faculdade R.Sá em participar do projeto. “Eu fiquei empolgado e altamente satisfeito. Os estudantes estão em um nível de consciência muito grande. Acredito que a cidade de Picos será outra cidade diante dessa iniciativa da Faculdade R.Sá de trazer aos acadêmicos esse conhecimento e dar a eles a oportunidade de estar interagindo com o poder público. É esse o caminho”, enfatizou.

A Coordenadora do curso de Serviço Social, Jaqueline Moura destaca  a importância e o pioneirismo do projeto. “O projeto é uma ação pioneira da Faculdade R.Sá juntamente com o Ministério Público na pessoa do Dr. Francisco de Jesus que gentilmente cedeu para que a nossa instituição tivesse recebendo o Projeto Laboratório Maria da Penha aqui em Picos. O projeto visa instrumentalizar e formar multiplicadores da Lei Maria da Penha”.

A Coordenadora explica ainda que o projeto vai ser desenvolvido de acordo com as atividades que são desenvolvidas pelo Ministério Público ao longo de três etapas. “Inicialmente será feita a fundamentação teórica desses alunos acerca da Lei e tornar esses alunos capacitados para dialogarem com os serviços de atenção. Em um segundo momento será feito um mapeamento das instituições que trabalham com a coibição da violência doméstica em Picos. No terceiro momento é uma ação prática com o intuito de envolver os alunos de Serviço Social, Direito e Jornalismo e dar visibilidade a esses públicos que trabalham contra a violência doméstica. O Serviço Social para de fato entender o que significa a violência, os alunos de Direito que operam essa Lei e os alunos de Jornalismo responsáveis por divulgar todas as ações. Nosso projeto vai funcionar até junho, todas às terças-feiras, das 16h às 18h”, finalizou.

 

Fonte: Faculdade R. Sá

 

CONTATO

PICOS - PI

89 98128 9137

psi.fatimamiranda@gmail.com

REDES SOCIAIS
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. F. S. MIRANDAPUBLICIDADE E CONSULTORIA ME, CNPJ 21.313.844/0001-62 , PICOS - PI

Design by HTML Codex