A chuva tão esperada pelos picoenses aconteceu na manhã desta quarta-feira (06). Tendo início às 7h:22min e durado mais de duas horas, a chuva provocou também transtornos para a população picoense.
Diversas ruas da cidade ficaram completamente alagadas e algumas residências também foram atingidas. Um dos locais mais afetados da cidade foi a Avenida Getúlio Vargas, onde em alguns pontos a passagem de motoristas e pedestres ficou dificultada pela grande quantidade de água acumulada.
Outros pontos como a Rua Monsenhor Hipólito, Rua do Cruzeiro, Rua Presidente, Castelo Branco e Avenida Deputado Sá Urtiga também ficaram alagadas.
Para o Secretário de Obras de Picos, Iata Rodrigues, a questão se trata de um problema histórico, já que a cidade foi construída próximo a um rio e tem o nível mais baixo em relação a outras áreas ao seu redor, o que faz com que os alagamentos aconteçam mais rápido e de maneira mais forte.
“Nós estamos trabalhando agora é na desobstrução das galerias, limpando bueiros e manilhas para que a água possa escoar mais rapidamente. Temos sim muitas dificuldades, por exemplo a falta de calçamento em algumas vias. Por serem de piçarra, quando chove, a mistura resulta em lama que acumula mais rápido. Reunimos a Defesa Civil para fazer um levantamento e estamos monitorando de 10 a 15 famílias em áreas de risco. Temos também 150 voluntários trabalhando na limpeza da cidade. Estamos fazendo o que podemos, preparando a cidade para obras maiores no futuro", complementa o secretário.
De acordo com o coordenador de meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, a precipitação atingiu cerca de 50mm, sendo considerada de intensidade moderada. Além disso, a chuva que caiu nesta manhã caracteriza o início do período chuvoso da região, que chegou um pouco atrasado, já que tradicionalmente iniciava no mês de dezembro.
“Foi uma chuva moderada. Mesmo tendo um grande impacto na cidade, estava dentro do que pode ser considerado normal para esse período. Foram 50 mm precipitados hoje e pode ser que tenha mais chuva vindo aí na região. O período chuvoso foi aberto, então deve haver queda de temperatura ou ao menos da sensação térmica", diz Eugênio.
Chuvas
Mesmo as chuvas estando abaixo da média anual no Nordeste, só nos primeiros dias de janeiro já choveu mais de 80mm aqui na cidade de Picos. Na chuva ocorrida na tarde do dia 1 de janeiro, por exemplo,foram cerca de 30mm de precipitação.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de mais chuva para a cidade nos próximos dias, o que caracteriza o período chuvoso dando boas condições de plantação para os agricultores.
Design by HTML Codex